Nova plataforma adapta o
ambiente digital às necessidades de relacionamento das pessoas e promete mais segurança
e produtividade
A iZap Softworks, fabricante de softwares sob
demanda de Belo Horizonte, lança no mercado a plataforma Remoteworks, um
conjunto de soluções para o trabalho home office que integra ferramentas que
ampliam as atividades de interlocução digital ao mesmo tempo em que humaniza o
trabalho remoto. A plataforma inclui áreas de trabalho e de socialização, além
de soluções de interatividade para promover o engajamento estimulado ao
trabalho. As funcionalidades e o layout da plataforma poderão ser customizados
de acordo com as especificações das empresas demandantes.
“O Remoteworks foi pensado do ponto de vista
das pessoas e assim oferece um ambiente de trabalho mais amigável e envolvente
para os empregados, sem deixar de lado as soluções de organização e de segurança
para as empresas”, define Igor Costa, CEO da iZap Softworks.
O Remoteworks pode ser instalado pelas
empresas em conjunto ou em partes. Ele é estruturado na forma de um portal que
organiza, distribui e controla o trabalho. Dentro dele, o empregado faz o
“onboarding on-line” e entra em um ambiente controlado pela empresa, com todos
os protocolos de segurança que o trabalho remoto exige. Por esse portal, o
empregado pode tratar de assuntos de ordem organizativa (prestar contas de
viagens) ou pessoal (verificar demonstrativo de pagamentos ou a situação de
suas férias, por exemplo).
Além dessa parte mais burocrática, há outras
soluções diretamente voltadas para facilitar o entrosamento humano à
plataforma. Como a “Sala de Comunicação”, que reúne as ferramentas de
interlocução (chat, videoconferência) e troca de arquivos para o trabalho do
dia a dia. A “Sala do Conhecimento” inclui ferramentas do tipo LMS, que
permitem ações de treinamento e capacitação, via EAD. Já o “Hall da Fama” é
ambiente onde os recursos de gamificação podem ser usados para ações de
estímulo e de engajamento ao trabalho. Por fim, há o “Cafezinho”, que é uma
rede social interna onde os empregados podem socializar e relaxar, ainda que
distantes fisicamente.
“O coronavírus fez o Brasil descobrir o home
office”, diz Igor Costa. “Mas a adoção ao trabalho remoto aconteceu de forma
improvisada, nos adaptamos aos softwares que já estavam disponíveis e hoje as
empresas enfrentam problemas de integração, de controle e de efetividade de
trabalho”, explica ele. “O Remoteworks concentra em uma única ferramenta o que
a empresa precisa para replicar o ambiente de trabalho na casa do seu
empregado, ou em qualquer lugar onde ele estiver”, afirma o executivo
“Como o Remoteworks permite ampla customização
de estrutura e layout, as empresas podem trazer para esse universo vários
elementos de sua cultura corporativa, mantendo um ambiente muito mais próximo
daquele que os empregados encontram no local de trabalho físico”, explica Igor
Costa. “Sem falar que todo o sistema pode ser transportado via aplicativo para
um celular, de forma que o trabalho remoto, de qualquer lugar, se torna uma
realidade”.
Preparar o home office do amanhã
“A transformação digital avançou três anos em
duas semanas”, avalia Igor Costa. “Mesmo as organizações que ainda tinham
resistências a esse modelo de trabalho acabaram aderindo a ele pela imposição
de uma realidade externa, irresistível e fora de seu controle”, explica.
Na opinião do executivo da iZap Softworks, em
um cenário pós-coronavírus é improvável que o trabalho retorne à forma que
tinha antes da crise. Muitas pessoas, depois de testar e aprovar esse jeito de
trabalhar, poderão optar por continuar trabalhando a distância (se tiverem a
oportunidade de escolha). “As corporações poderão vir a adotar o home-office como
uma forma regular de trabalho, porque puderam experimentar na prática como ele
funciona”, acredita Igor Costa. “Ao final do isolamento haverá muito mais gente
em home office do que havia antes e essa tendência continuará crescendo”.
Esse novo ambiente de trabalho não dará espaço
para adaptações ou “quebra-galhos”, como os que foram usados nesse primeiro
momento da quarentena. “Quando mais se aprofundarem a cultura e o hábito do
home office, mais as empresas investirão em segurança da informação”, diz ele.
Que conclui: “Os home offices do futuro exigirão plataformas unificadas, com
diversas funcionalidades integradas, coisa que o Remoteworks já oferece hoje.”
Durante a live de lançamento do produto, ocorrida
no último dia 19 e disponível no canal do You Tube da iZap, a presidente da
Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Eliane Ramos, afirmou que
esta é uma realidade que veio pra ficar. “Claro que depende muito da estrutura
da empresa e do perfil do profissional. Nem todas as funções vão poder atuar
desta maneira, mas a grande maioria sim. Temos que estar preparados para esta
nova era que se inicia.”
O advogado trabalhista Felipe Rabelo, do escritório
Abdalla e Landulfo, que também participou da live, explicou que não apenas
trabalhador evoluiu ao longo dos anos, como também a legislação do país. “Em
2017 houve uma reforma ampla da CLT, com a modificação de mais de cem itens, quando
foi incluído o teletrabalho, aquele exercido fora das dependências da empresa. Com
esse novo cenário trazido pela pandemia, tivemos a MP-927, que trouxe uma
flexibilização para esta área, permitindo a adoção do teletrabalho de forma
mais rápida.”
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