31ª edição da São Paulo Restaurant Week estimula a doação de R$ 2 para apoiar o Chef Aprendiz

 



A 31ª edição da São Paulo Restaurant Week, que acontece até 05 de novembro, chega com uma proposta de engajamento coletivo. O evento, conhecido por oferecer o melhor da gastronomia a preços acessíveis, também busca contribuir para a transformação social. Para isso, incentiva os consumidores a fazerem uma doação ao projeto Chef Aprendiz.


A doação funciona na seguinte dinâmica: ao fecharem a conta, as pessoas são convidadas a contribuírem com R$ 2 por cada menu week consumido.


Simples e acessível, a ação ajuda o projeto Chef Aprendiz responsável por desenvolver e capacitar jovens entre 17 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa ensina técnicas culinárias e apoia o desenvolvimento emocional, para que cada um dos alunos se sinta mais preparado e seguro para ingressar no mercado de trabalho, construindo sua própria trajetória a partir de escolhas conscientes e novas oportunidades.


“Estamos caminhando para a terceira edição como projeto social beneficiado deste que é um dos principais festivais gastronômicos da América Latina. Ficamos honrados em receber o apoio financeiro das pessoas que vão provar o menu week em tantos restaurantes legais e estamos aumentando a rede de estabelecimentos parceiros do Chef Aprendiz.”, conta Beatriz Mansberger, fundadora do projeto.


De acordo com Fábio Benedetti, proprietário do Paellas Pepe, ter a oportunidade de ser parceiro do Chef Aprendiz é motivo de grande orgulho pois o projeto comprovadamente dignifica a situação de inúmeras pessoas e auxilia para o crescimento pessoal e profissional. “Além de ajudar, temos o compromisso de oportunizar e abrir vagas no mercado de trabalho para aqueles que se preparam por meio de um projeto tão bonito”, relata Fábio.


“O fato de um evento com o nome e tamanho da São Paulo Restaurant Week apoiar, além da ajuda financeira, traz luz ao projeto. Abre portas para que um número enorme de restaurantes conheçam o Chef Aprendiz. Aumentando, assim, as oportunidades para os profissionais capacitados”, completa.


Além de repassar os valores arrecadados junto com as vendas do menu week, muitos desses restaurantes se tornam parceiros, e passam a empregar os jovens, além de receber a ONG para jantares beneficentes. 


“Estamos muito felizes em poder construir pontes com os mais de 200 restaurantes, e agregar para a nossa rede os mais de 200 mil participantes da São Paulo Restaurant Week, mostrando que a gastronomia tem esse lindo potencial de reunir pessoas e explicitamente mostrar transformações concretas”, conclui Beatriz.


A entrega de todo o valor arrecadado será realizada ao final desta edição da São Paulo Restaurant Week.


Para contribuir com o trabalho do Chef Aprendiz, acesse: Link


Veja os restaurantes participantes da São Paulo Restaurant Week pelo site


Sobre o projeto Chef Aprendiz:

Atuando desde 2015 em comunidades da capital paulista, já impactou mais de 2080 pessoas das regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade, Americanópolis, Santo Amaro, Embu das Artes e Belenzinho. As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo, e em 2019, o projeto passou a ser realizado com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac. A edição Fraternidade foi realizada na Casa Chef Aprendiz para jovens egressos ou em situação de acolhimento e foi a primeira a ser realizada com patrocínio privado.


Durante quase seis meses, aproximadamente 20 jovens, de 17 a 24 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento, de modo a instrumentá-los melhor para o mercado de trabalho e para a vida. São 40 oficinas, realizadas na comunidade atendida, divididas em três eixos:


● Meu mundo interno: gestão emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, dinâmicas de psicodrama, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;

● Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;

● Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.


Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de emprego para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.


Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 30 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 16 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.


Serviço:

Data: até 05 de novembro

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Foto: Chef Aprendiz


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